Muito além do cidadão Kane

Resposta a todos os e-mails e comentários.

Após a nossa última invasão de link, centenas de comentários e centenas de e-mails foram recebidos, durante toda semana, sobre o assunto do documentário, Muito Além do Cidadão Kane.

Então após o grande pedido de cada um de vocês que estão sempre nos apoiando, estamos antecipando esse material.

E em breve um novo website com o conteúdo completo de tudo o que fazemos e pensamos, e porque somos contra a Rede Globo de Televisão.

Nossos agradecimentos a cada um de vocês que estão fazendo a MerdTV crescer a cada dia mais.

Em breve JN ao vivo.

Nossos agradecimentos ao usúario Roberto…

Veraz, minucioso, aterrorizante mesmo. “Beyond Citizen Kane” ou “Muito Além do Cidadão Kane” – em tradução livre – é um documentário britânico dirigido por Simon Hartog e exibido em 1993 pela emissora pública do Reino Unido, a BBC de Londres.

O documentário mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, focando na análise da figura de Roberto Marinho, fundador da Globo. Embora o documentário tenha sido censurado pela justiça, em 2009 a Rede Record comprou os direitos de transmissão exclusiva, por 20 mil dólares, do produtor John Ellis.

A primeira exibição pública do filme no Brasil ocorreria no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), em março de 1994. Um dia antes da estréia, a Polícia Militar recebeu uma ordem judicial para apreender cartazes e a cópia do filme, ameaçando, em caso de desobediência, multar a administração do MAM-RJ. O secretário de cultura acabou sendo despedido três dias depois.

Durante os anos 1990, o filme foi mostrado em universidades e eventos sem anúncio público de partidos políticos. Em 1995, a Globo entrou com um pedido na Justiça para tentar apreender as cópias disponíveis nos arquivos da Universidade de São Paulo (USP), mas o pedido foi negado. O filme teve acesso restrito a grupos universitários e só se tornou amplamente visto a partir do ano 2000, graças à popularização da internet.

No post anterior, coloquei o link para o vídeo, mas percebi que vários leitores não perceberam que poderiam assisti-lo simplesmente clicando nesse link, de maneira que, devido à importância desse documento histórico que é Beyond Citizen Kane, reproduzo, abaixo, essa obra perturbadora que fala tanto sobre este país.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Muito além do cidadão Kane

  1. Anonymous disse:

    Muito bom o texto xD
    Eu sei um tanto de programação (a maior parte, apenas deskatop) e tenho contato com alguns programadores, que talvez possam ajudar.
    Também sei escrever, tanto que até tive um blog (que agora uso apenas para as aulas de filosofia, mas contem diversos textos legais): http://kminhasideias.blogspot.com/

    Gostaria de pode contribuir com vocês de alguma forma que não seja invadido os links. Se possível, poderiam mandar o MSN de vocês para o meu e-mail, por favor?
    bruno.macabeus@gmail.com

    Como mal entro nesse e-mail, será bom se responderem aqui e avisarem que mandaram a resposta.

    Agradeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: