14 coisas que você precisa saber sobre o filme Matrix


1) Faça uma breve pesquisa na internet, em seguida responda:

a. Quais os significados do termo Matrix? Matrix é uma palavra de origem latina que deriva de mater, cujo significado é mãe. Também designa o útero. Outros significados: a) molde para fundição de uma peça; b) circuito de codificadores e decodificadores das cores primárias (imagens de TV) e dos sons (CDs, filmes); c) rede de guias de entradas e saídas de elementos lógicos que permitem o funcionamento dos equipamentos de informática (placa-mãe). No filme, como afirma Marilena Chauí, “a Matrix tem todos esses sentidos: ela é, ao mesmo tempo, um útero universal onde estão todos os seres humanos cuja vida real é “uterina” e cuja vida imaginária é forjada pelos circuitos de codificadores e decodificadores de cores e sons e pelas redes de guias de entrada e saída de sinais lógicos.” (CHAUÍ, Marilena. Matrix e a Filosofia, p. 2-3).

b. Quais significados podem ser atribuídos ao nome Neo? Neo significa “novo” ou “renovado” também pode ser um anagrama de ONE com o sentido de “principal”, de “escolhido”.


c. Quem é Morfeu na mitologia grega? Morfeu era o filho do Sono e da Noite. Ele possuía asas e era capaz de voar em absoluto silêncio para os extremos do mundo. Ao voar sobre um ser humano e tocá-lo com uma papoula vermelha, tinha o poder de fazê-lo adormecer e sonhar e de aparecer-lhe no sonho, tomando a forma humana. É assim que
Morfeu se comunica pela primeira vez com Neo, que desperta sobressaltado com uma mensagem na tela de seu computador.

d. O que é um oráculo? A palavra oráculo possui como significados principais: A) “consultar um oráculo” significa “uma mensagem misteriosa” enviada por um deus como resposta a uma indagação feita por algum humano; é uma revelação divina que precisa ser decifrada e interpretada. B) “receber um oráculo” significa “uma pessoa especial”, que recebe a
mensagem divina e a transmite para quem enviou a pergunta à divindade, deixando que o interrogante decifre e interprete a resposta recebida (entre os gregos antigos, essa pessoa especial costumava ser uma mulher e era chamada de sibila); C) local que representa uma divindade.

e. Sião – mencionada no filme como sendo a última cidade humana seu significado – existiu de fato. Qual a sua localização e o seu significado? O termo bíblico “Sião” (ou Tzion) é usado como sinônimo de “Jerusalém” e significa local ensolarado, ou exposto ao sol; monte ensolarado. O Monte Sião é uma elevação localizada em Jerusalém – a 765 metros acima do nível do mar – que fica na região sudoeste da cidade. Segundo a Bíblia, teria sido no Monte Sião a celebração, por Jesus, da última Páscoa e o local onde ele teria instituído a Ceia do Senhor. Com o passar do tempo, o local tornou-se o símbolo da esperança de retorno do povo judeu para a sua terra e sua pátria (“terra prometida”).

2) Sobre os elementos de tecnologia da informação presentes no filme, responda:
a) Como são chamados os programas de computador que permitem aos humanos interagir com as máquinas de forma a participar do que acontece? Estes programas são chamados de simuladores de realidade virtual.

b) Como é chamado na informática o elemento que os agentes colocaram no organismo de Neo? E na estratégia militar? Ele é chamado de vírus e na estratégia militar de rastreador, em ambos os casos tem a função de “espionar” e, na maioria das vezes, de causar algum tipo de destruição ao seu destinatário.

c) O que é o “eu digital” a que Morfeu se refere na cena em que leva Neo para conhecer a Matrix? O “eu digital” é a imagem que cada pessoa faz de si mesma no interior da Matrix.

d) Por que as telas de computador que analisam a Matrix são pretas e suas letras são verdes? Os equipamentos de informática mostrados no filme são os existentes em 1998, ano em que o filme foi produzido, e retratam um momento inicial de massificação dos computadores, quando os equipamentos – ainda totalmente baseados no sistema operacional DOS – tinham aparência muito simples expressa em telas pretas e caracteres verdes.

e) Por que toda vez que os personagens do filme precisam locomover-se de um local para outro precisam recorrer a uma linha telefônica? Porque naquela época a comunicação virtual somente era possível por acesso telefônico discado, o que criava a dependência das linhas telefônicas. Por isso o filme – todo baseado na realidade virtual comum na internet – necessita das conexões telefônicas como forma de locomoção.

f) A chuva que escorre pelos vidros do carro em que Trinity resgata Neo lembra a cena inicial da conversa telefônica em que, pela primeira vez, o nome de Morfeu é mencionado. Por que essa semelhança acontece neste momento? A semelhança ocorre por dois motivos. Em primeiro lugar as gotas no vidro lembram a tela preta com caracteres verdes da primeira cena do filme na qual o nome de Morfeu é citado pela primeira vez. Em segundo lugar a cena da chuva – ao assemelhar-se ao mundo das máquinas que controlam o mundo dos humanos – demonstra o predomínio daquelas e sua presença em todos os momentos da vida, inclusive neste momento que simboliza a fuga de Neo para o mundo real.

3) Sobre o personagem Cypher – que trai o grupo oferecendo informações sobre Morfeu ao Agente, responda:

a) Ele é chamado pelo Agente de Sr. Reagan (mesmo nome de um ex-presidente dos EUA que governou entre os anos de 1981 e 1989). Pesquise sobre a vida deste ex-presidente e responda. Por que o personagem em questão leva o seu nome? Ronald Reagan – além de presidir os Estados Unidos nos anos 80 – foi ator de Hollywood nos anos 50. Considerado pela crítica como um grande canastrão, Reagan presidiu o sindicato dos atores na época da perseguição aos comunistas pelo macarthismo (após a Segunda Guerra Mundial). Ele serviu como informante do FBI onde recebeu o codinome de T-10 e, mais de uma vez, declarou que era necessário varrer da comunidade cinematográfica os suspeitos de ligação ou simpatia com o comunismo. Sua “colaboração” teve como contrapartida colocá-lo em evidencia na mídia e viabilizar convites para papéis mais interessantes no cinema. É por isso que o filme dá o nome ao personagem, para caracterizá-lo como alguém que, fazendo parte de um grupo, se dispõe a delatar pessoas em troca de uma situação mais confortável para si.

b) A personagem diz que a “ignorância é maravilhosa” e, posteriormente, que está “cansado desta guerra, cansado de lutar, cansado deste barco”. Reflita sobre isso e responda. Por que “remar contra a maré”, ou seja, manter-se no mundo real, é tão difícil? Em nosso cotidiano nos acostumamos com crenças que se tornam difíceis de abandonar. Em geral, estas crenças tornam a vida mais fácil e confortável, por isso, muitas vezes, mesmo alertados da existência do real, não conseguimos deixar de lado as crenças costumeiras (senso comum) e mergulhar na realidade (conhecimento real).

4) Faça uma breve pesquisa na internet e converse com os professores/as de Química e Biologia, em seguida responda às questões.

a) A que fenômeno – já em curso nos dias de hoje – Morfeu se referia ao dizer que “fomos nós [os humanos] que queimamos o céu”? Provavelmente, Morfeu referia-se as mudanças climáticas que já mostravam seus efeitos em meados da década de 90.

b) Qual origem da Mescalina e quais os seus efeitos no organismo? A Mescalina é um alucinógeno forte extraído do cacto Peyote (Lophophora Williamsii). Apresenta-se sob a forma de um pó branco que, geralmente, é consumido por via oral. É uma substância com propriedades antibióticas e analgésicas, mas que, no estágio da dependência química, tem efeitos psicodélicos semelhantes aos do LSD: provoca alterações de consciência e percepção; alucinações, instabilidade emocional, paranóia, entre outros.

c) É possível uma experiência como aquela em que seres humanos são criados em laboratório para servir como fonte de energia? Em termos teóricos a possibilidade de, como no filme, os seres humanos tornarem-se baterias de bioeletricidade e através de uma “espécie de fusão”, serem utilizados para fornecer energia é possível.

d) As informações dadas por Morfeu sobre a fonte de energia do corpo humano são verdadeiras? Se a resposta for afirmativa, de que forma isso ocorreria? As informações são verdadeiras. O organismo humano é realmente um gerador de energia criada através da respiração celular e armazenada por ligações químicas. Entretanto, realizar uma experiência como essa é possível, mas demandaria um tipo de tecnologia e uma quantidade de humanos que a tornaria, no mínimo, inexequível de um ponto de vista prático.

e) Aquele tipo de experimentação seria possível em 1999, ano em que o filme foi realizado?
Justifique sua resposta. Não. Ainda hoje a tecnologia necessária para realizar este experimento não existe, o que implica em dizer que não existe em 1999.

5) Faça uma breve pesquisa na internet e converse com os professores/as de literatura sobre os temas abaixo, em seguida responda às questões.

a) Qual o significado do coelho branco na obra “Alice no país das maravilhas”? Na obra, o coelho branco expressa a transição do mundo real para o mundo dos sonhos e também é utilizado para demarcar a passagem do tempo.

b) Qual a relação do personagem do livro com o coelho branco que aparece no início do filme? No livro, o coelho branco mostra para a personagem Alice a entrada para o mundo dos sonhos (O País das Maravilhas) e no filme o coelho é o convite de Morfeu para que Neo penetre no mundo dos sonhos (a Matrix).

c) Por que Morfeu diz – em seu primeiro encontro com Neo – que ele deve estar se sentindo como Alice prestes a entrar na toca do coelho? Porque, assim como Alice, está prestes a entrar em mundo totalmente desconhecido e tem que tomar essa decisão sem apoio externo, Neo também precisa decidir por si só o que fazer em relação ao mundo desconhecido que Morfeu lhe propõe abrir.

6) Matrix foi o filme que lançou o efeito especial chamado de bullet-time. Faça uma breve pesquisa sobre ele e responda à pergunta:

Em que momentos do filme este efeito aparece e que sentido dá as cenas?

A) Fuga de Trinity, no início do filme, quando emboscada por dois policiais – neste momento, o efeito tem o papel de dar ao espectador a exata ideia do poder mental da personagem.

B) Cena em que Morfeu solicita que a multidão ao redor dele e de Neo seja congelada – aqui o efeito tem o objetivo de enfatizar sua afirmação de que qualquer um pode ser um agente da Matrix e isso ocorre para dar à personagem principal a
verdadeira dimensão da inserção da Matrix entre os humanos.

C) Cena em que Neo desviade vários tiros simultâneos disparados contra ele pelo Agente – aqui a intenção é a de que o
espectador perceba o avanço do poder mental de Neo após o período que passou sob a tutela de Morfeu.


PARA SABER MAIS: Bullet-time – tempo de bala em português – é um tipo de efeito especial de câmera lenta idealizada para mostrar o movimento de personagens e/ou objetos em um período de tempo extremamente curto e que remete o espectador a uma parada no tempo para obter uma visão detalhada da ação. O efeito ocorre por meio de um processo
tradicional de filmagem, no qual a cena é reproduzida em uma velocidade ultra lenta. Ao mesmo tempo, dezenas de câmeras digitais dispostas em forma de espiral ao redor do objeto filmado tiram – cada uma delas – uma fotografia de cena. Com o conjunto destas fotografias reproduzido a uma velocidade de 12.000 quadros por segundo o objeto não só é visto em câmera lenta, mas também em 360º. É isso que dá o efeito de “congelamento” ao conjunto da cena.

7) Observe a cena em que Neo e Morfeu caminham contra o fluxo de pessoas. Em seguida responda:

a) O que simboliza o caminhar de Neo e Morfeu contra o fluxo de pessoas? A cena tem o papel de simbolizar a atitude filosófica que vai do senso comum (aparência) ao conhecimento real (essência) e que, na verdade, é uma atitude contra o fluxo de pensamento da sociedade, ou seja, é o “nadar contra a maré”.

b) Qual o significado da afirmação de Morfeu de que qualquer um pode ser um Agente?

Como se trata de uma realidade virtual, a Matrix pode assumir o lugar de qualquer pessoa e, ao mesmo tempo, qualquer pessoa pode pensar como defensora da Matrix.

c) Segundo Morfeu, por que as pessoas lutariam para proteger a Matrix? Porque o mundo criado pela Matrix – como um mundo de sonhos – permite uma vida distante do mundo real, tornado-a mais confortável.

8) Reveja a cena em que o Oráculo recebe Neo em uma cozinha e responda:

a) Por que o local no qual vive o Oráculo é tão simples e, até mesmo, pobre?

Porque o oráculo é sinônimo de conhecimento e a ideia expressa no filme – assim como pelos filósofos gregos – é a de que o conhecimento real é algo simples, basta que tenhamos vontade e determinação de chegar até ele.

b) Qual a relação da cena com o pensamento de Heráclito de Éfeso, um dos filósofos présocráticos?

Heráclito acreditava que tudo se transforma e – dizem as histórias contadas sobre ele – costumava receber as pessoas que o consultavam em uma cozinha, pois, segundo ele, o ato de cozinhar simbolizava claramente esta transformação já que um
alimento se modifica profundamente ao passar pelo cozimento.

c) A frase sobre a porta do Oráculo – “Conhece-te a ti mesmo” é uma a menção de um acontecimento da vida de Sócrates. Que acontecimento foi esse?

O acontecimento foi a ida de Sócrates ao Oráculo de Delfos, que foi consultar sobre o significado de ser sábio. Lá
a sibila, portadora do Oráculo, mostrou-lhe a frase.

d) De que forma o Oráculo faz Neo chegar as suas próprias conclusões acerca das dúvidas que tinha?

Qual a relação desta postura com a Maiêutica, o método filosófico criado por Sócrates?

Na verdade o oráculo deixa claro que Neo deve conhecer-se antes de querer resolver os problemas do mundo, ou seja, Neo não é o “escolhido” – ele tem que se tornar o “escolhido” e, para isso, precisa se conhecer e isso dependeria de que tivesse uma atitude filosófica. A maiêutica, criada por Sócrates, consiste em extrair idéias por meio de perguntas. Para o filósofo, as idéias já existiam na mente “grávida” da pessoa, mas precisavam de um “parto” para se manifestarem.

e) O Oráculo diz a Neo que “sem Morfeu estamos perdidos”. De que forma esta fala se relaciona com o Mito da Caverna? Porque Morfeu é responsável por localizar o “escolhido”.

9) Observe a cena em que ocorre o embate entre Neo e o Agente em uma estação de metrô
e responda:

a) A cena é uma referência a outro gênero fílmico. Qual? Justifique sua resposta com elementos extraídos da cena. A cena é uma referência ao gênero faroeste, o que se pode perceber pela forma como ambos se encaram (prestes a um duelo); pela ventania que acontece no início do embate; pela forma como retiram as armas; pela trilha sonora
(típica deste gênero de filme); pela forma como enfrentamento acontece.

b) Pesquise um pouco sobre a estrutura deste gênero fílmico e, em seguida, reflita sobre os motivos que justificariam esta opção do diretor por uma cena realizada deste modo. A opção tem relação com a necessidade de dar a cena uma sensação de disputa definitiva entre o bem (o mundo real) e o mal (o mundo dos sonhos criado pela Matrix).

c) Por que Neo repete o gesto de Morfeu durante o seu treinamento de combate, ao encarar o Agente?
Para que o espectador se certifique de que, neste momento, Neo incorpora os ensinamentos de Morfeu.

10) Analise algumas das falas da personagem Morfeu e responda ao que se pede:

a) Morfeu fala em mundo dos sonhos e um mundo real. Analise esta fala à luz do Mito daCaverna de Platão. Na caverna a que Platão faz referência há uma fresta por onde passa uma luz que produz sombras nas paredes – são as sombras do mundo real. As pessoas aprisionadas na caverna crêem que as imagens projetadas na parede da caverna sejam a realidade. Pode-se afirmar que os prisioneiros são a humanidade presa no desconhecimento. Em Matrix, eles são representados pela humanidade prisioneira das máquinas tiranas. Assim como o protagonista da Alegoria de Platão que se liberta e parte
em direção à luz (conhecimento), Neo sai de sua “caverna-mente”, onde as máquinas projetam uma realidade virtual, e inicia sua caminhada para descobrir o mundo real.

b) Ainda refletindo a partir da alegoria platônica, analise o significado da afirmação de Morfeu de que Neo tinha os olhos de um homem que aceita o que vê porque está esperando acordar. O fugitivo da alegoria de Platão é aquele que tem acesso à luz (ao conhecimento) e no percurso até ele (o exterior da caverna) sua visão necessita de tempo para assimilar as mudanças. Morfeu deixa claro, então, que esse é um processo que demanda tempo e requer um período para adaptação.

c) Por que a certa altura do filme ele afirma que Neo nasceu em uma prisão que não consegue ver ou tocar? Que prisão é essa? Como alguém pode ficar preso sem o uso da força? Qual a relação dessas afirmações com o Mito da Caverna? Porque Neo é prisioneiro de um mundo virtual que acredita ser real. Este mundo – o mundo dos sonhos – é uma prisão criada pela Matrix que impede as pessoas se enxergarem o mundo real. A prisão sem o uso da força é a prisão através das ideias, esta é a relação com o Mito da Caverna.

d) Por que o mundo real apresentado pelo filme não é tão interessante visualmente como o mundo da Matrix? Porque o mundo virtual tem a finalidade de atrair os humanos e mantê-los prisioneiros da Matrix. Já o mundo real – destruído pelas ações humanas e, posteriormente pela disputa entre humanos e máquinas – é a expressão da dificuldade
de trilhar o caminho do conhecimento.

e) Por que ele é considerado pelos agentes da Matrix o homem mais perigoso que existe?

Porque ele é responsável por localizar o “escolhido”- que irá dominar e destruir a Matrix – e, neste processo, liberta muitos humanos da dominação das máquinas.

11) O livro “Simulacro e Simulação” no qual Neo esconde o dinheiro que recebe e as mídias que vende pertence a um filósofo francês contemporâneo. Faça uma breve pesquisa na internet e descubra:

a) O nome do filósofo? Jean Baudrillard

b) A que escola filosófica pertenceu? Filosofia Pós-moderna no período contemporâneo.

c) Qual a relação de suas ideias com o filme? Baudrillard fala sobre o domínio da mídia e a cultura de massas e suas ideias baseiam-se na afirmação de que a mídia, as simulações e o que ele chama de cyberblitz (dependência que o ser humano tem desenvolvido à informática) constituem uma nova experiência, um novo estágio da história e um novo
tipo de sociedade.

PARA SABER MAIS:
A frase de Morfeu “bem-vindo ao deserto do real” é, na verdade, uma frase de Baudrillard.
 Baudrillard é considerado um dos maiores críticos da pós-modernidade. Nascido em Reims, França, em 1929, foi professor de Filosofia em Nanterre de 1960 a 1987.
 Ele fala sobre um mundo hiperreal onde modelos da realidade – que não correspondem ao mundo em que vivemos – dominam, ocupando o lugar do real. Ele afirma que estamos na Era da Simulação, composta por signos, códigos, modelos. Ele não considera a mídia de massa como uma forma de comunicação, por ser unilateral.

Nesta obra o filósofo defende a ideia de que não há mais sentido nas coisas, que a verdade foi substituída por falsificações, por simulacros.

12) Podemos afirmar que existe uma contradição em termos entre o objetivo de Morfeu de fazer Neo compreender a existência de um mundo real e a sua insistência em querer que ele creia no destino que o próprio Neo afirma ser a impossibilidade de controlar a própria vida?

Sim, é possível afirmar que há uma contradição na medida em que Morfeu tenta convencer Neo de que ele é prisioneiro de uma realidade que não existe – controlada pela Matrix – e, ao mesmo tempo, o pressiona a aceitar sua condição de “escolhido”, o que é, em ultima instância, uma forma de retirar dele o controle sobre o seu próprio destino.

13) O Oráculo afirma que ser o escolhido implica em não ter dúvidas. Será que esta pode ser considerada uma atitude filosófica? Não, posto que o princípio da atitude filosófica é o questionamento que só é possível a partir das dúvidas, sem as quais não é possível
questionar.

14) A promessa final de Neo é realmente possível? Podemos ter um mundo sem regras e sem
limites? Justifique sua resposta.

Não, as regras e os limites são elementos necessários para garantir direitos e, consequentemente, deveres na vida em sociedade. Sem eles a vida em comunidade se tornaria impossível.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , ,

8 pensamentos sobre “14 coisas que você precisa saber sobre o filme Matrix

  1. Wayne disse:

    Quanto a promessa final, eu descordo da sua resposta.
    É possível SIM! Viver sem limites sem regras! Porém, como seria essa vida, dependera do nível de consciência de cada um.

  2. Ótimo post! Você realmente ama o que faz! Muito informativo e definido, meus parabéns!

  3. kiki disse:

    agora você pode tocar o topo da piramide

  4. vanessa disse:

    muito interessante

  5. Uma única visita disse:

    Faltou falar sobre um ser. Aquele que já foi como o Neo. O Merovingio.

  6. João disse:

    Ótima pesquisa. Sinto que minha vida realmente está na mão de humanos com sua sabedoria. Uma bela análise do folclore digital. Ass: Baterias Moura & Duracell Ltda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: