Biometria nos ônibus, qual o real objetivo?

biometria

Com certeza muitos dirão, “é a tecnologia a nosso favor!”, “agora vou poder andar de ônibus sossegado, sem a necessidade de andar com o bilhete”.

Logicamente, que a tecnologia desse tipo traz sim muitas facilidades para as nossas vidas, porém essa será mais um tipo de facilidade que esconde algo muito pior.

Ter os seus trajetos monitorados pelo governo (via GPS) será mais um passo que daremos em direção ao futuro tenebroso do livro 1984. Portanto amigos, o que podemos fazer?

Eu não farei cadastro biométrico coisa nenhuma! E você?

______________

Matéria na íntegra:

Uma das principais promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT), o bilhete único mensal vai começar a ser usado em toda a capital a partir de novembro. Antes disso, em uma fase piloto, o serviço já estará disponível para portadores de deficiência, idosos e estudantes. O valor do bilhete ainda não foi definido pela Prefeitura.

ENTENDA O NOVO SISTEMA

1º passo O usuário se cadastra na internet para receber o bilhete único mensal
2º passo Cadastrado, ele vai pagar um valor fixo por mês – R$ 140. Em troca, pode usar o bilhete para viagens ilimitadas durante 30 dias.
3º passo O bilhete único mensal funcionará como o atual cartão, mas para impedir fraudes a Prefeitura quer que as catracas dos ônibus tenham leitores biométricos (de impressão digital)

Os cerca de 7 milhões de usuários dos ônibus da cidade terão de fazer pessoalmente o cadastro no novo sistema. O processo começa em abril. A cidade tem, atualmente, cerca de 22 milhões de bilhetes únicos ativos – que também são usados no metrô e nos trens.

Conforme explicou com exclusividade para o jornal O Estado de S. Paulo, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, antes do cadastro físico será preciso preencher uma ficha pela internet, onde o passageiro terá também de informar o número do CPF. Depois, de forma escalonada, os passageiros serão chamados para o cadastro físico, onde será colhida uma impressão digital – que será usada em um sistema de identificação biométrica para usar os cartões. “É um cadastramento complicado”, disse o secretário, que analisa a contratação de estagiários para fazer esse processo.

A implementação do bilhete único mensal depende também da conclusão do processo de renovação da concessão do serviço de ônibus da cidade. Dos atuais oito consórcios que operam o transporte público municipal – divididos por regiões -, os novos contratos preveem apenas três empresas operando na capital. Os contratos atuais vencem em julho.

A Prefeitura publicou na quinta-feira (21), no Diário Oficial da Cidade, o edital para certificar empresas a fornecer os validadores do bilhete único mensal com leitura biométrica. O processo se encerra no fim do mês que vem. Cada um dos cerca de 15 mil ônibus e lotações da capital tem um.

“Os validadores terão de ter também GPS. Hoje, o ônibus não sai com validador desligado, mas pode sair sem GPS. Temos de mudar a tecnologia em função também de novas tecnologias que queremos instalar, como recarga na catraca, compra pela internet e pagamento com cartão do banco ou celular”, afirmou o secretário. O acompanhamento eletrônico servirá para evitar fraudes.

No ano passado, a campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) estimou em R$ 140 o valor do bilhete único mensal – o que daria para fazer, atualmente, 46 viagens de ônibus (com direito a transferência gratuita para até três ônibus em três horas).

Sem falar no valor do novo bilhete – que também estará disponível na modalidade “bilhete semanal” -, Tatto reafirmou que a passagem de ônibus vai subir em junho, como já havia prometido o prefeito Fernando Haddad, e garantiu que o valor ficará dentro da inflação medida desde o último reajuste, em janeiro de 2011. Mas não revelou quanto custará a passagem. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Fontes:  http://www.corrosivo.com.br/2013/02/27/biometria-nos-onibus-qual-o-real-objetivo/

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2013/02/22/bilhete-unico-mensal-comeca-a-valer-em-novembro.htm

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: