Ditadura digital promovida pelo deputado Cláudio Cajado?

claudio-cajado-ditador

Há uma semana no cargo, o deputado e novo procurador-geral da Câmara, Cláudio Cajado (DEM-BA), justificou a censura afirmando que ninguém pode publicar algo ofensivo aos parlamentares. “Uma coisa é boa informação, outra coisa é informação incorreta. Ninguém pode publicar algo ofensivo, inverídico. Quando isso acontece, temos que levar a questão à frente”, declarou o parlamentar à publicação.

Agora, uma decisão liminar da Justiça comum de Brasília determinou que o Google retire do ar vídeos e textos de blogs com informações que os parlamentares consideram ofensivas aos deputados. A primeira decisão beneficia o deputado Antonhy Garotinho (PR-RJ), líder da bancada na Câmara, que teve 11 vídeos divulgados pelo Google e que agora devem ser retirados do ar. Os deputados Dudu da Fonte (PP-PE ), José Carlos Araújo (PP-BA) também ganharam liminar na Justiça e os blogs com ofensas aos dois serão retirados do ar. Caso não cumpra a ordem, a empresa fica sujeita à multa de até R$ 50.000,00.

 

A Procuradoria da Câmara quer controlar a internet para retirar do ar comentários e vídeos que não agradam os deputados federais. O órgão da Casa diz receber constantemente reclamações de vídeos postados e textos em blogs que os parlamentares considerados ofensivos, de acordo com matéria do Correio Braziliense. Desde janeiro do ano passado, foram cerca de 30 reclamações, segundo a assessoria da Câmara. E a maior parte delas diz respeito a material publicado no site do Youtube e no portal Blogger, marcas pertencem ao Google.

Mas que vídeos e textos são esses? Se você, caro leitor, souber, por favor, poste para nós nos comentários.

Revoltados, os internautas, em sua maioria, não gostaram da atitude dos parlamentares de censurar conteúdo que não lhes agradou e criaram uma petição online contra a decisão (preencha os dados para assinar):
http://www.avaaz.org/po/petition/Queremos_ser_Livres_Para_ir_e_vir_neste_Pais_chamado_Brasil/?aXQSrbb

Fontes:

 

Anúncios
Etiquetado , , , ,

Um pensamento sobre “Ditadura digital promovida pelo deputado Cláudio Cajado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: