Como impedir o Obama de ler as suas mensagens

yes we scan

Você deve ter acompanhado o escândalo recente (escândalo para nós, para o governo dos Estados Unidos não) do espião que revelou aquilo que todos já sabiam: o governo dos EUA monitora, sim, as comunicações na internet.

Se você não leu ou não está sabendo, publicamos um post aqui no Nerdices sobre isso. Clique aqui e abrirá em uma outra janela.

Continuando. Isso deveria causar um constrangimento internacional, mas não vi, até agora, nenhum país demonstrar indignação com isso.

Enquanto não se cria uma legislação que impeça esse tipo de monitoramento, saiba que há como impedir ou dificultar muito que a sua, que a nossa comunicação seja interceptada por outros.

Hoje vou mostrar pra você como criar uma sala de chat com criptografia. Pra começar, uma explicação wikipédica sobre o que é criptografia:

Criptografia (Do Grego kryptós, “escondido”, e gráphein, “escrita”) é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da “chave secreta”), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.

Para ter sua sala criptografada e poder conversar em paz com seus amigos, você precisará apenas instalar uma extensão no Chrome ou no Firefox. Vamos ao passo-a-passo!

1. acesse www.crypto.cat

2. o site vai reconhecer o seu navegador e vai abrir na página para você baixar a extensão apropriada para ele.

Crypto.cat

3. instale a extensão. Se necessário, feche e abra novamente o navegador para que ela esteja funcionando.

Crypto.cat

4. clique no ícone da extensão para abrir o chat criptografado.

Crypto.cat

5. dê um nome à sua sala e escolha seu nick/apelido.

Captura de tela de 2013-06-30 11:02:04

6. será criada uma chave que será utilizada para criptografar/descriptografar a conversa entre você e os demais participantes.

Captura de tela de 2013-06-30 11:02:15

7. pronto! Está criada sua sala criptografada! Agora, basta informar às pessoas que participarão da conversa o nome da sala e vocês poderão conversar em segurança e sem ninguém bisbilhotar! Lembrando que todas as pessoas que participarão precisam instalar a extensão do Crypto.cat em seus navegadores.

Captura de tela de 2013-06-30 11:04:34

Dica do amigo Fabrício Leal de Souza

tumblr_mo3lqdzU7p1sumx0go1_1280

 

Anúncios
Etiquetado , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: