Quando o feitiço se volta contra o feiticeiro

Imagem

Efeito Streisand (em inglês: Streisand effect) é um fenômeno da Internet onde uma tentativa de censurar ou remover algum tipo de informação se volta contra o censor, resultando na vasta replicação da informação. Exemplos de tais tentativas incluem censurar uma fotografia, um número,um vídeo,um arquivo ou um site. Ao invés de serem suprimidas, as informações rapidamente recebem uma extensiva publicidade, sendo largamente publicadas em diversos outras fontes e sites de relacionamentos, intensamente procurada em buscadores (como o Google) ou distribuídas em sites de partilha de arquivos.

Origem:

Mike Masnick originalmente criou o termo Efeito Streisand em referência a um incidente em 2003 no qual a atriz e cantora estadunidense Barbra Streisand processou o fotógrafo Kenneth Adelman e o website Pictopia.com em 50 milhões de dólares em uma tentativa de ter uma foto aérea de sua mansão removida da coleção de 12000 fotos da costa da Califórnia disponíveis no site alegando preocupações com sua privacidade. Como resultado do caso a foto se tornou popular na Internet, com mais de 420000 pessoas tendo visitado o site durante o mês seguinte.

censura_procurando_bianca

Exemplos

Um vídeo retratando uma filmagem feita por um paparazzo da modelo e apresentadora Daniela Cicarelli fazendo sexo com seu namorado em uma praia em Espanha foi disponibilizado no YouTube. Uma liminar, que culminou com o bloqueio do Youtube no Brasil, se mostrou ineficaz em impedir que o vídeo se espalhasse pela Internet, servindo apenas para provocar a ira dos fãs do site e manchar ainda mais a imagem da modelo.

Em junho de 2012, a apresentadora Xuxa perdeu no Superior Tribunal de Justiça uma ação que moveu contra a Google em 2010. A apresentadora pedia que não fossem disponibilizados resultados de pesquisas que relacionassem o nome dela com conteúdo sexual, com expressões como “Xuxa pedófila” ou “pornografia” ou qualquer outra similar.  Ficou decidido que serviço de buscas da Google não tem a obrigação de restringir pesquisas referentes à apresentadora, associadas a fotos sensuais que ela já fez e ao filme em que protagoniza uma cena erótica com um adolescente.
A notícia foi veiculada no jornal A Voz do Brasil no dia 28 de junho e também em diversas outras mídias e programas jornalísticos. Diversos blogs, páginas de redes sociais também comentaram sobre o fato.

Fonte: wikipedia

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: