Um “Google Earth” da década de 1950

Image

A população de São Paulo agora pode ver como a cidade era na década de 1950. O Geoportal, site que possui imagens aéreas de mais de 400 cidades brasileiras, disponibilizou gratuitamente uma vista panorâmica da capital paulista e de algumas regiões de Guarulhos, Osasco e Grande ABC em 1958.

As imagens mostram uma São Paulo muito diferente daquela que podemos ver hoje: menos carros nas ruas, poucos edifícios de grande porte e uma periferia ainda não tão povoada formam o cenário. Esse contraste entre as visões de ontem e de hoje tem um valor imenso para estudos históricos e geográficos, permitindo o mapeamento das mudanças do espaço urbano.

A vista panorâmica foi construída a partir de fotografias aéreas tiradas na década de 1950 por empresas que hoje não existem mais. Os acervos dessas companhias foram transferidos para a Multispectral, mantenedora do Geoportal, que colocou on-line o mapa mais antigo aproveitável da capital paulista. A empresa pretende expandir o projeto, recuperando imagens aéreas de outros períodos e de outras cidades brasileiras.

Para acessar o site clique aqui.

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: