Por que rotulamos as pessoas?

rotulos-pessoas2

Para que serve um rótulo? Oras, serve para classificar algo.

Mas, por quê temos a necessidade de rotular as pessoas? Acredito que trata-se de um processo inconsciente que nós humanos desenvolvemos, para, primeiramente, sabermos em como lidar com determinada pessoa e também para prevermos as ações dela.

O nosso cérebro consegue fazer essa rotulação em pouquíssimo tempo, e é por isso que nas muitas vezes em que conversamos com alguém que não conhecemos, começamos a analisá-la a fim de classificá-la como confiável ou não. Serve como uma autodefesa.

Quando alguém foge de um rótulo em que aparentava fazer parte, a pessoa que o rotulou tende a entrar num certo conflito interno, fica ansiosa, pois as ações do outro não estão sendo previsíveis aos seus olhos. Por exemplo, quando cursava Educação Física, muitas pessoas se espantavam comigo, pois não esperavam de um educador físico um engajamento político.

Junto com o rótulo vem o preconceito, infelizmente muitos dos rótulos que as pessoas dão as outras são pejorativos, na ânsia por classificar o outro, acabam proferindo de forma injusta inúmeros impropérios. Tenho como exemplo, um amigo meu, que rotula todos os estudantes da USP como MACONHEIROS, e para ele todo MACONHEIRO é um filha da puta que deve apanhar da polícia. O próprio rótulo de MACONHEIRO já é pejorativo. Sem contar, outros tantos que escuto por ai, como BICHINHA, REACIONÁRIO, ESQUERDOPATA,  MALOQUEIRO e etc.

Eu mesmo já cometi esse erro de rotular preconceituosamente algumas pessoas, e tenho tentado corrigir me a respeito, acho que termos consciência de nossos preconceitos tolos faz parte do processo de libertação do sistema que almejamos. Deixemos os rótulos para as embalagens.

Por: Kojiro

Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

