Processos da ditadura disponíveis na WEB

ditadura_documentos

Os processos do Superior Tribunal Militar (STM) constituem fonte importante para que se possa compreender os limites da democracia instaurada e as necessidades de mudança a serem enfrentadas para a concretização do princípio da não-repetição.

Considerando essa premissa, a equipe do Brasil: Nunca Mais procurou, nos anos 80, copiar quase todos os processos judiciais com motivação política que tramitaram no STM, reunindo para pesquisa um acervo com cerca de 900 mil páginas contidas em 710 autos judiciais. Após sua cópia, os processos foram lidos na íntegra, organizados por número de tombo, tabulados em 123 quadros e microfilmados.

Em 2011, a equipe do BNM Digital recuperou a cópia de segurança dos microfilmes depositada em Chicago, digitalizou-os e verificou a qualidade das imagens, identificando 280 mil páginas entre ausentes e danificadas. Realizou, então, uma seleção destas imagens, tanto do ponto de vista jurídico como histórico, bem como esforços de reposição e tratamento digital. O resultado é a publicação da íntegra deste conjunto documental na internet, indexado com tecnologia de ponta, por meio deste site.

O acervo está disponível no site: http://bnmdigital.mpf.mp.br/#!/processos-do-superior-tribunal-militar

Anúncios
Etiquetado , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: