Livro: A revolução dos bichos

Imagem

Os animais da Granja Solar trabalham incessantemente, não comem o suficiente e não descansam o quanto precisam. Assim, perto da morte, um porco chamado Major, reúne os animais no celeiro e decide dividir com eles seus pensamentos e abrir os olhos deles sobre o tratamento que estão recebendo do granjeiro Jones. Ele fala sobre futuro, revolução e explica que os animais poderão trabalhar para si mesmos e que os humanos deixarão de ser a espécie dominante.
 
Após a morte de major, os animais da granja liderados por dois porcos (Napoleão e Bola de Neve) tomam a granja e a renomeiam Granja dos Bichos.
 
George Orwell é um autor muito conhecido principalmente por seus livros, 1984 e A Revolução dos Bichos, que são considerados clássicos.


O fato é que a revolução não caminha como os animais querem. Os porcos, animais com maior capacidade intelectual assumem o comando da Granja. E tudo muda novamente, quando um dos porcos decide tomar o controle todo para si.
 
Aos poucos, tudo vai se modificando. Até os sete mandamentos do Animalismo, vão ganhando “adaptações”.
 
1. O que andar sobre duas pernas é inimigo.
2. O que andar sobre quatro pernas, ou que tiver asas, é amigo.
3. Nenhum animal vestirá roupas.
4. Nenhum animal dormirá em uma cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal poderá matar outro.
7. Todos os animais são iguais.
 
O sétimo por exemplo se torna “Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que outros.” O que vai servindo de desculpas para os porcos serem privilegiados.

Apesar de ser uma paródia que segue à risca a trajetória da União Soviética. Pode ser ligada à muitos temas de qualquer lugar e época. A ganância, a corrupção, o controle da mídia (representado pelo porco Garganta), podem ser facilmente assimilados por qualquer um que leia a obra, mesmo sem saber absolutamente nada sobre o contexto soviético. 

 
Nós nos sentimos dentro da Granja, as injustiçam nos chocam e sentimos verdadeira compaixão pelos animais. E pensamos, poxa… aconteceu com pessoas de verdade!
 
Vale muito à pena ler, não só para “conhecer” de dentro uma ditadura como também uma forma de abrir um pouquinho nossos olhos sobre o que ocorre na nossa própria sociedade. 
 
O livro é fininho, dá pra ler bem rápido e super recomendo à todos! Aliás  é presença obrigatória nas nossas estantes.

Faça o download do ebook clicando aqui.

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s