Demissões em massa são os novos pelourinhos do século XXI

Imagem

Cerca de 42 metroviários de São Paulo foram demitidos por justa causa na data de ontem (09/06).  A demissão em massa de parte dos trabalhadores que estavam em greve tem a mesma função das chicotadas dadas nos escravos através dos pelourinhos.

O termo “pelourinho” é o nome dado ao local onde os escravos eram castigados pelos senhores de engenho. O “pelourinho” era construído nos engenhos mas também existiam nos centros das cidades. A partir daí os escravos eram castigados em praça pública para que todos pudessem assistir tal demonstração de poder. Os escravos dissidentes que não respeitassem as ordens dos seus senhores eram chicoteados aos olhos de todos para que servissem de exemplo aos demais.

O que se viu ontem nessa leva inicial de demissões dos metroviários grevistas, é justamente isso, a demissão em massa como forma de punição, serviu para intimidar a categoria e também qualquer outra que tente se rebelar. O agente Bruno Everton, de 27 anos, há dois no Metrô recebeu o telegrama informando seu desligamento no fim da manhã desta segunda. “Eu sou da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e estou no 10º mês de mandato. Não posso ser demitido” afirmou. “O governo negociou com o cassetete na mão. Nossa demissão é política. Ele decidiu cortar as cabeças para estancar o movimento”, disse ele, na sede do sindicato, enquanto aguardava o início da assembléia.

Imagem

Ocorre, que a humilhação que antes era vista por algumas dezenas de pessoas nas praças públicas, agora possui toda a mídia alardeando a punição aos quatro ventos.

Por: Kojiro

Fonte: Circuito MT

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: