Quando desistir torna-se um ato de coragem

separação-demissão-merdtv

Aprendemos desde criança que a persistência é uma grande qualidade a ser desenvolvida e praticada. Quem não se lembra daquele jargão “sou brasileiro e não desisto nunca”?!?

Normalmente o ato de desistir é visto por muitos como uma fraqueza. Mas entendo que em algumas situações pode ser visto sim, como um ato de coragem.

Por exemplo, imagine um casal que tenta por inúmeras vezes reatar um relacionamento conturbado, no começo dá certo, mas em seguida eles acabam terminando, e, assim permanecem nesse ciclo vicioso. Nesse caso é preciso ter coragem para admitir que o relacionamento não está mais dando certo e terminar de fato.
Outro exemplo, é do funcionário que está há anos numa empresa esperando o seu tão sonhado aumento ou promoção, ele se esforça, mas não tem jeito não há espaço para ele, será que não é o momento de se planejar para sair dessa situação e mudar de emprego?

Ás vezes persistimos não por sermos corajosos e destemidos, mas sim, para mascarar/esconder o nosso medo de mudança, aí sim, persistir nesses casos pode ser visto como um ato de covardia e não de coragem.

Por: Kojiro

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Quando desistir torna-se um ato de coragem

  1. Quando pensamos que persistir seja uma qualidade, podemos pensar que, a persistência pode ser algo subjetivo ao “ser”, mas, indo além, usamos o pensamento de John Stuart Mill ao escrever sobre o Utilitarismo, devemos buscar nosso “bem estar”, seja ele por instinto ou pelas faculdades mentais, indo além ainda com Mill, ele afirma que permanecer na mesma situação e padecer a ignorância, ou seja, desistir não é fraqueza, sim uma perspectiva diferente da busca pelo “bem wstar”. Nietzsche usa está busca como o poder maior, Freud como Libido, mas o certo é: A mudança e sempre preciso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: