Excluí o Whatsapp, veja o que mudou na minha vida!

RIP-Whatsapp

Sabem aquelas coisas que muitas vezes fazemos contra a nossa vontade? Usar o Whatsapp para mim era uma delas.

Demorei muito para ter um smartphone, só fui tê-lo no final de 2014. Antes eu me virava bem enviando SMS e ligando para os amigos até 2013, depois, percebi que muitos já tinham migrado para o tal do Zap Zap (Whatsapp) e que fazer ligações já eram coisas do passado. E bom…fui experimentar as novas tecnologias.

Pois então, utilizei o Whatsapp por três anos e meio, e faz quase dois meses que não o utilizo mais, e sinceramente não quero mais voltar.

É aquele velho clichê, “tudo na vida há vantagens e desvantagens” e ao utilizar ou não o Whatsapp não é diferente, abaixo seguem algumas mudanças que ocorreram na minha vida após deletar o aplicativo:

Diminuição da minha ansiedade:

ansiedade-whatsapp-merdtv

Sim, faço parte dos milhares que sofrem de ansiedade e além disso também tenho TOC, percebi que o Whatsapp potencializa a ansiedade dos usuários, no meu caso ficava angustiado para verificar quem estava me enviando mensagens e o pior, me sentia na “obrigação”, de responder no mesmo instante ou o mais rápido possível, gerando assim mais ansiedade.

O fato, era que 90% das mensagens que eu recebia não eram importantes ou urgentes, eram correntes, piadas, notícias fakes, 500 gifs de bom dia ou desejando uma boa semana, MEMES de todos os tipos ou SPAMS. Sem contar os grupos, a maioria deles um porre.

Enfim, após deletar o Whatsapp me tornei menos ansioso.

Tenho conseguido dormir mais cedo

omk0yq

Pois é, dormir cedo para mim sempre foi uma batalha, dependendo da época era uma coisa, já foi o MSN, programas de televisão, Youtube, Xvideos (huahauhau) e dentre outros.

Porém, o que me atrapalhava recentemente era o Whatsapp, muitas vezes inocentemente antes de ir dormir eu pegava o celular só para dar aquele checada básica, daí, via que tinha recebido mensagens, aos respondê-las, pronto, pode por aí mais uma hora de conversa e quando percebia já eram uma hora da manhã e aquela promessa de ir dormir mais cedo ficava sempre no papel.

O problema de ir dormir tarde pra mim, é que necessito de pelo menos 6 horas e meia de sono, do contrário o meu dia não rende, então se eu dormir tarde com certeza irei acordar tarde. E quando eu dormia tarde era um ciclo vicioso, do qual não conseguia sair.

Como agora, não há o que checar kkkk então consigo dormir cedo por mais vezes.

Melhora na concentração e produtividade

concentracao-trabalho-e1497357663677

Antes, eu imaginava que após deletar o Whatsapp o impacto na minha produtividade seria algo estrondoso, com certeza houve uma melhora visível no meu nível de produtividade e concentração, mas não foi algo tão impactante como imaginava.

Apenas para dar um exemplo nos últimos dois meses eu li três livros, algo que não havia feito nos últimos três anos, ou seja, creio que isso é reflexo NÃO apenas, mas também devido a exclusão do aplicativo, pois a atenção que gastava com o Zap Zap está sendo direcionada para coisas mais úteis.

Diminuição do estresse

meme-9274-to-so-de-boa-na-lagoa-

Estar fora das redes sociais (digo isso porque também tenho usado pouco o Facebook) em época de eleição é relax puro, ficar fora dessa polarização é garantia de menos estresse e de perda de tempo com discussões que não valem a pena.

O papo com os amigos e/ou contatinhos melhorou

happy-hour.jpg

O Whatsapp (outras redes sociais idem) gera o afastamento físico dos amigos, percebi isso quando percebi que ao ter contato e conhecimento do que se passa na vida dos meus amigos por Zap Zap, eu sentia que não havia tanta necessidade de nos vermos com certa frequência.

Sem contar que não ter Whatsapp e também estar por fora também das outras redes sociais, faz com que o papo quando eu encontro pessoalmente os meus amigos seja muito mais interessante. Pois as novidades são muitas fazendo com que o Happy Hour seja ainda melhor, isso se aplica também aos contatinhos.

Sinto-me mais engajado para sair e encontrar os meus amigos pessoalmente, e quando não é possível encontrá-los tenho feito ligações, sim, ligações assim como fazíamos antigamente (não tão antigamente assim rsrsrsrs). E como é bom ligar, principalmente para parabenizar alguém em datas de aniversários, torna tudo mais humano e verdadeiro.

Não corro mais o risco  kkkk

569db5d35a963

É sempre algo que acontece com um amigo de um amigo nosso né? kkkk

Enfim não corro esse risco, ao menos esse não kkkkkk

Mas tem alguns pontos negativos

ri98jg

Pois é, está na hora de falar dos pontos negativos:

  • Uma moça do RH tentou entrar em contato comigo pelo Whatsapp e não conseguiu, claro! kkk poxa não ligam mais rs.
  • Se você está na fase de pegar geral e tem vários contatinhos, será mais difícil marcar aquela saída, nada impossível, mas será mais trabalhoso. Mas tem uma coisa boa, se a pessoa mantiver contato de outra maneira contigo, quer dizer que ela realmente te considera ou está afim de você.
  • Algumas vezes quero explicar algo por SMS ou email que por Whatsapp seria mais rápido e fácil, seria só mandar um print ou um aúdio explicando. Há a opção de fazer ligações, porém nem sempre a pessoa está disponível para falar por ligação.
  • Irá perder contato com muita gente, mas calma, o contato será perdido somente com as pessoas que você tiver pouca afinidade, quem for seu amigo de verdade fará um esforço para manter contato contigo e seguir com a amizade, as redes sociais surgiram de 15 anos para cá, os seres humanos já socializavam e faziam amigos desde os primórdios, então se tu tem medo de perder os amigos por deletar o Whatsapp ou alguma outra rede social, reveja se você tem amigos de verdade ou apenas conhecidos.
  • Receberá com muito atraso as fotos de algum encontro rsrsrs

Mas resumindo, nesse post fiz apenas um relato da minha experiência sobre  a não utilização do Whatsapp. O Whatsapp, assim como outras redes sociais não são um grande problema. São ótimas ferramentas que agilizam a comunicação, o problema é quando utilizamos como um fim algo que deveria ser utilizado como meio. Ficar papeando por lá, é sim perda de tempo e energia. No momento estou muito feliz sem utilizá-lo e não penso em voltar, se quiser falar comigo há outros meios.

Etiquetado , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: