Vagabundagem involuntária

çjçjçjçl1

Olá, aqui é o Bruno.

O desemprego entre os jovens alcançou uma alta histórica em 2018. No segundo semestre de 2018, existia um porcentual que flutuava de 26,6% a 28% de jovens que não trabalham. Isso corresponde a mais do que o dobro da média, que é de 12,4%. Meu chute é que sejam 14 milhões de jovens sem empregos, dentre os quais eu me encontro incluído.

Encontrar emprego sendo jovem pode nunca ter sido tarefa fácil, até onde sei. Exigem cada vez mais experiência, e como ter experiência sem nunca ter trabalhado? Alguns se sujeitam até a trabalhar de graça, para conquistar a experiência pedida. No entanto, será que nos colocarmos numa posição de trabalho não pago é a única solução?

O mercado é rígido, e tem ficado mais a cada ano. O enxugamento da economia faz com que se admitam menos, e algumas funções consideradas “supérfluas” são até mesmo extintas das organizações.

Lembrando que o assunto já foi tratado anteriormente, do ponto de vista do Kojiro.

Situações como essa nos fazem aceitar qualquer coisa. Surge um verdadeiro dilema: trabalhar em qualquer coisa fora da área de formação técnica ou superior, só para não depender da família, ou seguir procurando até achar algo que realmente te faça jus? Trabalhar num lugar que você não gosta e que você provavelmente irá odiar, ou ficar sem trabalhar esperando a situação perfeita, que você sequer sabe se um dia chegará?

Li esse dilema uma vez em formato de piada. Imagine que se trata de uma conversa entre dois dos “poderosos” da nossa sociedade (maçons, illuminati, governo, dê o nome que quiser). Era mais ou menos assim:

-Sabe o que seria engraçado? – pergunta um deles

-O que?

-A gente deixa eles estudarem por 5 anos… e depois deixa eles desempregados!

-(risadas) Você é genial Astolfo!

Estava conversando com o Kojiro mais cedo sobre o assunto. Inclusive, alguns dos insights desse texto foi ele quem sugeriu. Ele me disse também que o Leandro Karnal, em algum momento, disse que o ideal é não esperar a crise passar para seguir seus sonhos. Independente de isso dar certo ou não, serve para dar uma luz a quem já tentou de tudo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: